O techLING é um congresso internacional que pretende promover um diálogo efetivo entre diversos representantes de áreas de aplicação da tecnologia às línguas. Procuramos reunir trabalhos que reflitam diferentes abordagens, académicas e não académicas, ao estudo, uso e comercialização das línguas.
Esperam-se propostas de comunicação e poster subordinadas aos seguintes tópicos*, que agrupamos em quatro eixos:
Eixo 1: Metodologias de investigação no estudo das relações entre tecnologias digitais, línguas e linguística
Coordenador: António Pedro Costa, Universidade de Aveiro - Portugal
Subcoordenadoras:
María Cruz Sánchez Gómez, Universidade de Salamanca - Espanha
Judita Kasperiūnienė, Vytautas Magnus University - Lituânia
- Métodos de Investigação Qualitativa, Quantitativa e Métodos Mistos
- Técnicas de Recolha de Dados (Questionários, Entrevistas, Focus Groups, Observação, entre outras)
- Técnicas de Análise de Dados aplicadas aos estudo das línguas (Análise de conteúdo, Análise documental, Análise do discurso, Análise temática, Tratamento Estatístico de Dados entre outras)
- Revisões de Literatura (Meta-Análise, Revisão Sistemática, Revisão Integrativa, Scoping Review, entre outras)
Eixo 2: Tecnologias digitais e educação em línguas
Coordenadora: Mónica Lourenço, Universidade de Aveiro - Portugal
Subcoordenadora: Ana Raquel Cabral, Universidade de Aveiro - Portugal
- Língua para fins específicos
- Língua para fins académicos
- Comunicação Intercultural
- Multi e plurilinguismo
- Bibliodiversidade
Eixo 3: Linguística e tecnologia no ensino-aprendizagem
Coordenador: António Moreno, Universidade de Aveiro - Portugal
Subcoordenador: Abdelilah Suisse, Universidade de Aveiro - Portugal
- Análise qualitativa de corpora
- Corpora latente na internet
- Tradução humano/máquina
- Abordagens texto-fala/fala-texto
Eixo 4: Tecnologias emergentes na linguística e no ensino de línguas
Coordenadora: Sandra Vasconcelos, ESTGA, Universidade de Aveiro - Portugal
Subcoordenador: Manuel Moreira da Silva, ISCAP – Instituto Politécnico do Porto - Portugal
- Linguística computacional
- Inteligência artificial
- Tecnologias imersivas no ensino de línguas (realidade virtual, serious games …)
* As listas de subtópicos apresentadas para cada eixo não são exaustivas, devendo ser consideradas apenas como exemplos de temas pertinentes.